Em tempos de fake news como é que você fica sabendo das coisas que acontecem no mundo? Pelo Face, Twitter, Insta, TV? Cuidado! Ficar por dentro do que rola fora do mundo dos memes e das selfies é muito importante. E quem te mostra o que está se passando em todas as áreas do mundo - e fora dele também - é o jornalista. O Jornalismo é a arte de informar a sociedade como um todo. E isso é uma grande responsabilidade. É preciso ter fontes confiáveis e ter informações verdadeiras sobre tudo que acontece, independente do tipo de veículo que o profissional trabalha, afinal de contas, o jornalista é um formador de opinião.
Jornalismo: a importância do profissional em tempos de fake news
O jornalista trabalha com a busca, a apuração, a redação e a transmissão de informações em diferentes meios de comunicação. Ele pode atuar como repórter, redator, assessor de imprensa, jornalista investigativo, editor, entre outras funções. Mas não é só isso! Ele também pode desenvolver trabalhos de marketing digital, que está super em alta no mercado, trabalhar com redes sociais e também com canais no YouTube. O profissional também está diretamente ligado à conectividade.
Surpreendentemente - ou não, grande parte dos jornalistas não trabalha em um jornal. Mas ué? É isso mesmo. A maioria dos jornalistas trabalha em assessorias e empresas. Também tem quem trabalhe no setor público (secretarias, prefeituras, governos, etc.). O mercado de trabalho para o jornalista é bastante vasto e dinâmico, mas é fundamental ser bem-informado, estar por dentro do mercado da comunicação digital e claro, ser comunicativo.
A parte negativa da profissão? Ter que ficar explicando para a sua tia que nem todo jornalista deseja estar na TV como o William Bonner - mas se quiser pode também. Então, se você tem dúvida se vale a pena fazer jornalismo, podemos dizer com toda certeza que sim. O mundo sempre vai precisar de profissionais competentes para ir atrás das informações.
Um bom jornalista sempre será disputado no mercado, pois identificará as melhores matérias, fará as maiores pesquisas e estará por dentro das novas ferramentas de comunicação digital para realmente estar onde o público está. Para ter esse diferencial e conseguir se destacar, é preciso ter uma formação de qualidade, sem perder tempo.
Por que com o curso de Jornalismo da UniCesumar você sai na frente?
O curso de Jornalismo da UniCesumar conta com uma ampla estrutura de comunicação e prepara o aluno para exercer a profissão nos vários campos do jornalismo, da comunicação organizacional às redações, das mídias tradicionais ao webjornalismo - consolidando realmente uma formação multimídia.
O estudante do curso de jornalismo da UniCesumar vivencia na prática tudo o que aprende em sala de aula desde o primeiro ano do curso, por meio da TV e Rádio Universitária, dos laboratórios de fotografia e informática, além de buscar na comunidade conteúdos relevantes para desenvolver matérias sob orientação dos professores.
Conheça nossa estrutura, que é referência no país e não perca tempo em garantir uma formação ampla e diversificada.
Decidido a cursar Jornalismo? Venha para a comunidade do conhecimento!
Comece AGORA a se transformar em um jornalista formado pelo melhor Centro Universitário do sul do país.